Rito de Memphis-Misraim : uma presença internacional <

 

Antigo de mais de 200 anos, este Rito suscita um vivo interesse e tem tido um grande desenvolvimento a nivel internacional. Fiel aos seus principios de base, ele se afirma como um Rito tradicional, simbólico e espiritualista, fiel aos principios de toleráncia e de liberdade.

Zona de asentamiento en el planeta

   

Argentina
Brasil
Espanha
França
Martinica
llha Maurício
Nova Caledônia
Suiça
Uruguai
EUA
Venezuela

 
 
Espírito do Rito de Memphis-Misraim <
Penetrando no Rito Antigo 0 Primitivo de Memphis-Misraim, colocais o pé sobre o caminho de Tradiçáo, do respeito aos valores humanistas, e da tolerância. Este Rito se carateriza por uma busca iniciática:
  • sob uma orientaçâo espiritualista e deista,
  • tendo por vocaçâo conservar e transmitir a reflexâo filosófica, os símbolos do Egito antigo e das díferentes correntes que marcaram a nossa cívilizaçâo (hermética, gnóstica, cabalística, templária e rosa+cruz)
  • sondo uma busca de livre reflexâo para a compreensâo melhor de si mesmo e da humanidade.

Homem, tu tens dois ouvidos para ouvir o mesmo som,
dois olhos para perceber o mesmo objeto,
duas mâos para executar o mesmo ato.
Do mesmo modo, a Ciência Maçônica, a Ciência por excelência,
esotérica e exotéríca. esoterismo constitui o pensamento.
O exoterismo, a estrutura.
O exoterismo se transmite, se ensina, se dé O esoterismo nâo se transmite, nâo se ensina, nem se dá: ele vem do ALTO.

(Proclamación de las Grandes Constituciones de¡ Rito Antiguo y Primitivo de Memphis - Misraim)

Tal é o espíríto da Maçonaria de tradiçâo que entende haver em cada ato o visível e o invisível, o positivo e o negativo, um presente fugidio, ou mesmo inexistente, trazendo já o germe do seu futuro,

Os Franco-maçons deste Rito sâo convidados a refletir. É proposto um aprendizado e uma metodologia fundados sobre o conhecimento dos símbolos, instrumentos vivos que, numa dinámica constante, recoloca em questâo o já adquiñdo. Assim, segundo a tradiçâo do Rito, o Maçom "talha a sua pedra" continuamente para afinar a sua percepçâo e desenvolver o seu díscemimento. Ele se dirige ao interior de cada um numa rica experiéncia intimista que, por ressonância, modifica o exterior fazendo evoluir os seus conceitos e a sua visâo do mundo, pois está comprometido com a maior aventura possível, a conquista de si mesmo.

Rito de Memphis - Misraim: un poco de historia <

 

 

 

Entre os Ritos maçônicos este Rito ocupa uma posiçâo particular desde a sua origem. Tem seu lugar entre os ritos egipcios que se abeberam na fonte das antigas tradiçôes iniciáticas da bada do mediterráneo: pitagóricos, autores herméticos alexandrinos, neoplatônicos, sabeístas, ismaelitas… Foi necessário aguardar o século XVIII para encontrar seus tragos na Europa. Eles foram numerosos, porém só dois dentre eles chegaram ató nós: Misraim e mais tarde Memphis, que vâo se associar e fundir sob a direçâo do General Garibaldi em 1881.

0 Rito de Misraim
Desde 1738 se encontram tragos deste Rito, nutrido por referéncias alquímicas, oculfistas e egipcias, com uma escala de 90 graus. José Balsamo, chamado Cagliostro, personagem chave em sua época, soube dar o impulso necessário ao seu desenvolvimento.

Muito próximo do Grâo Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Malta, Manuel Pinto da Fonseca, Cagliostro fundou em 1784 o Rito da Alta Maçonaria Egípcia, Recebeu entre 1767 e 1775, do Cavaleiro Luigi d'Aquino, lrmâo do Gâo Mestre Nacional da Maçonaria Napolitana, os Arcana Arcanorum, três altos graus herméticos, Em 1788 ele os introduz¡u no Rito de Misraim e deu uma Patente a esse Rito.

0 Rito se desenvolveu rapidamente em Milâo, Génova, e Nápoles. Em 1803 foi introduzido em França por Joseph, Mare a Michel Bedarride, Nessa época o Rito recrutava tanto personalidades aristocráticas como bonapartistas e republicanos, por vezes mesmo carbonários.

Interditado em 1817 em conseqüência do casa dos Quatro Sargentos de La Rochelle e da inquietude suscitada pelos carbonários, tornou-se o espaço de encontro dos opositores ao regime, o que acarretou progressivamente o seu declínio, Por volta de 1890 os últimos Maçons do Rito agruparam-se na loja Arc-en-Ciel.

0 Rito de Memphis
Constituido por Jacques Etienne Marconís de Nègre em 1838, o Rito de Memphis é urna variante do Rito de Misraim. Retorna a mitología egípcio-alquímica acrescida de aspectos templários e cavaleirescos.

0 Rito de Memphis atrai personalidades á busca do ideal. Conheceu um certo sucesso junto às Lajas militares até 1841, data em que adormeceu, Porém foi reativado após a destituiçâo de Louis-Philippe em 1848.
Na Inglaterra, a partir de 1850 numerosas Lajas inglesas trabalhavam cm francés no Rito de Memphis, Tornaram-se célebres por haver acolhido ardentes republicanos (Louis Blanc, Affred Talandier, Charles Lonquet e José Garibaldí, membro de honra), Em 1871, a destruiçâo da Comuna contribuiu para o desenvolvimento das Lajas, porém houve um declínío ao redor de 1880, após a declaraçâo de anistia do novo governo republicano francés.

No Egito, a partir de 1873 o Rito de Memphis se desenvolveu rapidamente, com o impulso do Irmáo Solutore Avventura Zola, Grande Hierofante, até o reinado do Reí Farouk

Nos Estados Unidos, Marconis de Nègre implantou o Rito ao redor de 1856, havendo grande entusiasmo, especialmente sob o Grâo-mestrado do lrmâo Seymour, em 1861.

0 Rito de Memphis-Misraim
Em 1881 o General Garibaldi prepara a fusâo dos dais Ritos, efetivada cm 1889. A partir daí o Rito de Memphis-Misraim se implanta em diversos continentes.

Sucessâo dos Grâo-mestres Gerais <

Sucessâo dos Grâo-mestres Gerais
Rito Antiguo y Primitivo de Memphis-Misraim
Después de la fusión de los dos Rito

 

    Grâo-mestre Geral Grâo-mestre Geral Substitut
09.1881
  Joseph GARIBALDI  
09.1982
     
1882
  Giambattista PESSINA  
1883
     
30.03.1900
  Francesco Degli ODDI John YARKER
1902
  John YARKER  
20.03.1913
  Théodore REUSS  
1924
  Jean BRICAUD  
21.01.1934
  Constant CHEVILLON Henri Charles DUPONT
1945
  Henri Charles DUPONT Robert AMBELAIN
01.10.1960
  Robert AMBELAIN Pierre de RIBEAUCOURT (27.02.1963)
    Edouard de RIBEAUCOURT (13.03.1963)
    Claude R. TRIPET (16.10.1976)
    Gérard KLOPPEL (26.11.1983)
01.01.1985
  Gérard KLOPPEL Marcel LAPERRUQUE
    Georges VIEILLEDENT
1998
  Georges VIEILLEDENT Claude R. TRIPET
2003
  Claude R. TRIPET Alain DUMAINE
2004
  Alain DUMAINE Clelia TRIPET
2010
  Fernando GUERRA MENDINA Bruno WOJCICKI
       
Condiçöes para pedido de admissâo <
Para ser recebido Franco-maçom no Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim é newssário preencher as seguintes condiçöes :
  • ser maior de ¡dado
  • nâo ter tido condenaçâo penal (deve ser fornecida folha corrida original).
  • ser apresentado por um filiado.

Administraçâo

  • apresentar um pedido de admissâo motivado, manuscrito. curriculum vitae
  • cópia da Carteira de Identidade
  • quatro fotos 3 x 4

Procedimentos:

  • Usted deberá ser entrevistado por varios Hermanos o Hermanas.
  • Usted deberá haber respondido de manera satisfactoria a las preguntas realizadas.

* sereis sindícado por alguns Irmâos/âs * vossas respostas deverâo ser consideradas satisfatórias * deveis ser aceito pela Loja na passagem sob venda. 0 compromisso maçônico implica a participaçâo no desenvolvimento, conservaçâo e manutençâo das estruturas administrativas, Torna-se, portanto, necessário o recolhimento de uma-contribuiçâo mensal.

 

Grande Loja Simbólica do Brasil
Caixa Postal 08
97573-970 SANT'ANA DO LIVRAMENTO, RS
BRASIL

 

Mail : misraim@zaz.com.br